terça-feira, 21 de maio de 2013

Daishō de Sara Minamoto





Sara Minamoto ganhou seu Daishō de um antigo e raro espadeiro japonês, chamado Kentaro Oda. O mestre cuteleiro o fabricou especialmente para ela, que batizou seu belo par de espadas de fighting spirit.

Katana

É o sabre clássico dos samurais. A Katana de Sara tem  91 cm de comprimento, sendo 23 cm de empunhadura e 68 cm de lâmina.

O mestre espadeiro, numa atitude profética diante de Sara, declarou: “Pude pressentir os terríveis golpes que esta espada há de suportar quando for chamada para a guerra!”

Pensando nisso, o velho utilizou na fabricação das armas brancas "o melhor aço tamahagane! Produzido à maneira antiga: ferro extraído das areias pretas dos leitos de aluvião, acrescidas de carvão vegetal durante o processo tatara de fundição."




Katana



Wakizashi 

Sara possui grande habilidade no confronto de espadas duplas, sendo que a wakizashi (espada curta) complementa suas armas letais no ataque.

Wakizashi com gancho tsuba


Os samurais utilizavam a espada de lâmina reduzida em combates de curta distância e em lugares de difícil mobilidade. A Wakizashi de Sara possuiu um detalhe único, criado especialmente pelo mestre espadeiro, segundo trecho extraído do livro Jogos Universais:


Havia um detalhe especial e curioso na wakizashi de 45 cm de lâmina, além do vermelho do cabo e da bainha de mesma cor combinando com o sabre maior. Sobressaía uma espécie de gancho lateral, paralelamente ao dorso da lâmina, formando um ângulo reto na parte em que se soldava firmemente à guarda. Consistia de uma haste pontiaguda do tipo tsuba, duplicada no sai, ou tridente, como aqueles fabricados em Okinawa, citou o mestre. Mas que, na wakizashi de sua lavra, o gancho acoplado à empunhadura era único. Com isso, ele criara um híbrido entre a wakizashi e a forquilha tradicional. Um acessório sem dúvida singular para aquele modelo de arma de pequeno porte. Kentaro Oda explicou que a função do gancho permitia defletir os golpes do oponente, quando detidos pelo encaixe entre a tsuba e o corpo da lâmina. De maneira que um guerreiro habilidoso podia com ele quebrar a espada do inimigo ou jogá-la para longe em sua defesa.



Daishō fighting spirit - as armas de Sara Minamoto.



Ler sinopse.
Para adquirir o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário